Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crianças na Cozinha

Lugar de criança é na cozinha. Como essa frase soa para você? Parece no mínimo estranho né? Pois você, assim como eu, deve sempre ter escutado da sua mãe, sai daqui menina, cozinha não é lugar de criança.
É claro, que se formos falar em matéria de segurança doméstica, a cozinha apresenta diversas armadilhas, que são realmente perigosas para os pequenos. 
Mas com bom senso e um pouquinho de planejamento, a cozinha pode se transformar no espaço de aprendizagem lúdico da casa.


O que as crianças podem aprender na Cozinha?

Primeiro, ela pode ter noção de responsabilidade; Organização é um segundo tópico que faz parte da vida de quem lida na cozinha; Aprenderão a importância da higiene para com os alimentos;  trabalharão a coordenação motora, além de aprender um pouco de matemática, geografia, ciências, entre outros assuntos que virão como temas transversais, como alimentos orgânicos, vitaminas contidas nos alimentos, alimentos transgênicos,Coleta seletiva e reciclagem, entre uma infinidade de assuntos que podem ser inseridos em conversas super agradáveis enquanto você e seu filhote cozinham. Desta maneira, o aprendizado se dará de forma tão natural, que as crianças nem vão perceber que estão aprendendo esse monte de  coisas.
Um outro ponto interessante, diz respeito à crianças que não gostam de comer. O que na maioria dos casos,  pode ser facilmente contornado, quando eles ajudam no preparo de sua refeição, pois a curiosidade de saber como ficou, acaba contribuindo para aumentar a fome da criançada.

Meus amigos e amigas, vamos levar em conta duas questões muito sérias: A primeira é que nem sempre a criança deixa de comer por birra ou preguiça, podem haver problemas mais complexos, onde não vai adiantar colocar os pequenos para trabalharem na cozinha, que eles continuarão sem comer, para isso, é sempre bom, atualizar o pediatra do seu filho, que lhes dará soluções pertinentes ao problema diagnosticado. E a segunda questão, é que, quando eu digo, para as crianças ajudarem no preparo das refeições, eu não estou de forma alguma, sugerindo que crianças fiquem na cozinha sozinhas, manejando panelas super quentes, mexendo com forno, gás, panela de pressão e muito menos com facas afiadas, por favor, tenhamos bom senso. O que quero deixar claro aqui, é a cooperação na cozinha ok.


           


Vou listar algumas atividades que podem ser realizadas por crianças na cozinha (com a imprescindível presença de um adulto):

  • Com o auxílio de um banquinho para dar altura, as crianças poderão lavar na pia, os ingredientes para uma salada, assim como lavar utensílios que não representem risco de acidente, como os pontiagudos e os de vidro.
  • Eles também podem ajudar a montar os pratos, misturando ingredientes, de saladas e antepastos;
  • Cortar biscoitos com cortadores de diferentes formatos;
  • Abrir massas com rolo e sovar com as mãos;
  • Enrolar docinhos, passar no açúcar, granulado ou outro tipo de confeito;
  • Colocar lugares americanos na mesa;
  • Confeitar bolos e tortas;
  • Enfeitar pratos, etc.


Além disso,são muitas as opções de receitas que não precisam ir ao fogo, e que seus filhos vão adorar te ajudar a executar:


Algumas sugestões:
  • Mousse de maracujá, use os ingredientes de caixinhas, e deixem as crianças adicionarem no liquidificador;
  • Salpicão, peçam ajuda das crianças para desfiar o frango, e depois deixe que eles misturem todos os ingredientes, imaginem o orgulho que eles terão em dizer que eles fizeram o prato;
  • Biscoitinhos diversos são opções sempre divertidas, pois os formatos podem virar enredo de histórias;
  • Saladas variadas, a salada montada com  criatividade infantil, nunca mais será a mesma;
  • Salada de frutas, etc.
Use sua imaginação, e aproveite seu tempo na cozinha para interagir com seu pequeno chef.


Beijinhos!!!

4 comentários:

  1. Que lindo Amanda, adorei !!!!
    Eu quero guardar essa reportagem, muitos beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Bi, a Bianca é mais do que modelo nesta postagem, ela é a nossa mini chef preferida!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. QUE GRAÇA ESTA SUA POSTAGEM UMA PREOCUPAÇÃO E UMA BOA COISA PARA OS PAIS PASSAREM O TEMPO COM SEUS FILHOS NAS HORAS DE FOLGA E ATÉ NAS FÉRIAS ,BJS QUERIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi feita com todo o meu carinho e a menina linda que aparece nas fotos é a minha sobrinha, ela ão é linda? Beijos!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...