Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Polenta Deliciosa




Gente, hoje vou dividir com vocês a receita dessa polenta deliciosa, como sugestão para o almoço de hoje.
Desde pequena, eu sou uma apaixonada por polenta. Minha saudosa vó, fazia todo santo dia um anguzinho, do tipo durinho para comermos no café da manhã, às vezes ela inovava e fazia um angu de banana, que era uma maravilha para o lanche da tarde, quando não o fazia, em uma versão mais molinha e com molho para o almoço.
Eu demorei a aprender a cozinhar, quando casei eu não fritava um ovo, o mais engraçado é que meu marido me deu as primeiras coordenadas na cozinha, e dali pra frente nunca mais parei de inventar.
Um belo dia minha vózinha querida, me pediu para passar por um teste, que ela fez com as filhas, dizendo mais ou menos assim. - Moça casada, que não sabe "mexer um angu, não sabe cuidar bem do marido", - "Mexe um angu pra mim, que eu quero provar". Nossa, fazer um angu para a rainha da polenta lá de casa, não era missão fácil não. Que escolha eu tinha, parti para o fogão e comecei, tremendo a preparar a maçaroca de fubá.
Depois de pronta, travessa bonita na mesa, e... a hora da verdade.Provou a primeira vez com cara de suspense, a segunda me olhando com ar de riso, e finalmente o veredicto. - Menina, e não é que ficou bom mesmo! Não está igual ao meu não, mas ficou bom.
Linda essa minha vó, com certeza o anguzinho dela, é inesquecível!

Bom, essa não é a receita da polenta da minha vó, mas é bem gostosa!

Ingredientes Polenta:

Para 1 litro de água usa-se 2 xícaras de Fubá;
2 colheres de sopa de óleo;
1 tablete de caldo de carne;
Sal a gosto.

(Essa polenta tem que ficar molinha, se for preciso adicione um pouquinho mais de água durante o cozimento)

modo de preparo:

Coloque a água em uma panela para ferver, e dissolva nela o caldo de carne.
Junte o óleo, e vá adicionando aos poucos o fubá, mexendo sempre.

Depois de engrossar e começar a borbulhar, deixe a panela em meia tampa, e em fogo baixo, por mais ou menos uns 30minutos para ela ficar bem cozida e no ponto.

A receita da foto, é mais elaborada.
Acrescentei queijo provolone ralado grosso na massa no final do cozimento.
Fiz um molhinho de carne moída para cobrir a polenta, ralei parmesão e joguei por cima do molho ainda quente.
Nem preciso dizer que ficou sensacional!!!
Bom almoço!!!

2 comentários:

  1. ADORO,ADORO,ADOOOOOOOOORO EU AQUI QUANDO FAÇO COLOCO NO MEIO UMA CAMADA DE MUSSARELA FICA O MAXIMO TAMBÉM, E POLVILHO POR CIMA,BJS

    ResponderExcluir
  2. Hummmm. Valeu a dica, vou fazer assim também, na hora de servir deve ficar "puxa-puxa".Delícia!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...