Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Acerola: Benefícios.


Acerola: fruta de coloração vermelha que pode variar desde tom o mais claro até o mais escuro, apresenta um sabor levemente azedo e é rica em vitaminas.
 
Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.

 
 
 
Vitamina C
 
 
 
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos 20 anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.

 
Sua superfície é lisa ou dividida em 3 gomos. Possui 3 sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã.

 
 
 Por seu alto teor de vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.


 
combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

 
Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.
 
Receitinhas para ajudar no Consumos da Acerola:
 
 
Vitamina de Acerola com Iogurte e Chia.
Ingredientes:
1 copo do suco concentrado de acerola;
1 pote de iogurte Grego;
1 colher (sobremesa) de chia;...
Cubos de gelo;
Adoçante a gosto,

Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.
 
Suco de Acerola.
Ingredientes
- Suco concentrado de acerola (fruta batida, no liquidificador, e coada);
- 1 col. (sopa) de suco de limão
- 1 col. (chá) de mel...
- 100 ml de água mineral sem gás
- gelo picado a gosto.

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.
Ver mais
 
 
Suco de Acerola com Gengibre

Ingredientes:

1/2 xícara(chá) de Acerola...
1 litro de Água gelada
1 colher (chá) de gengibre picado

Modo de Fazer:

Bata tudo no liquidificador.

Variação: coloque o gengibre picado na água que será usada para fazer o suco, e deixar em uma jarra tampada na geladeira por 20 minutinhos. Depois use água saborizada para fazer o suco, essa é uma alternativa para as pessoas que acham o gengibre muito forte.

 
Geleia de Acerola com Chia:
A Cereja do Bolo eu deixei para o final: Que tal uma geleia, feita sem açúcar???? Será que isso é possível????
A resposta é SIM.
Eu estou introduzindo bastante chia, na minha dieta, então sempre que posso, adiciono essas milagrosas sementinhas em meus pratos.
Recentemente, comprei uma revista, com receitas e sugestões para o uso da chia. E esta geleia me chamou bastante... atenção. Bom, na receita original, ela é feita com suco de uva integral, que é bem mais doce que o suco de acerola. Mas resolvi testar para ver se daria certo. E, não é que ficou uma delícia, e o melhor, super light.
Anota a receita aí.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de chia;
10 colheres (sopa) de suco de acerola;
1 fio de mel (coloquei 1 colher de sopa, por estar lidando com uma polpa mais azedinha)

Modo de Preparo:

Misture a chia, o suco de uva e o mel em um pote de vidro e deixe descansar na geladeira, coberto com papel filme de um dia para o outro.

Coma com biscoitos, torradinhas, pãezinhos, salada de frutas, iogurte e etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...