Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2012

As paisagens mais deslumbrantes que já vi.

Meus amores boa tarde, venho compartilhar com vocês as paisagens de Ibitipoca que são de tirar o fôlego de tão lindas.

Mas o que tem de tão incrível em Ibitipoca, além é claro, das belíssimas Paisagens?

O que torna Ibitipoca um Local singular, é a possibilidade de observar montanhas de areia em plena Zona da Mata de Minas Gerais. Isso mesmo gente, durante a caminhada, pisamos em areia.Isso se deve ao passado geológico dessa região que há milhares de anos, foi banhada por mar. Por conta dos dobramentos sofridos em sua história geológica, esse material subiu com o relevo e aparece no topo das montanhas. Com isso, até hoje, é possível observar as formações sedimentares de arenito e posteriormente em quartzito




Um outro aspecto que chama atenção, é a coloração das águas do Parque, como não existem sedimentos argilosos, só matéria orgânica filtrada pela areia os recursos hídricos apresentam uma coloração castanha-avermelhada, que se assemelha à cor de coca cola. Em determinados períodos do ano, com a concentração intensa de matéria orgânica na água, aliada à força das cascatas, se formam sobre as águas, uma espécie de espuma suspensa. Na foto a espuma aparece, mas está bem sutil ainda.







No segundo dia da viagem, fomos ao Parque Estadual do Ibitipoca, para fazermos a trilha do Circuito das Águas.

Entrada do Parque Estadual do Ibitipoca, aqui temos 1488 hectares recheados de belas paisagens para conhecer.





Caminhamos até o Centro de Apoio ao Turista, onde existem vários recursos didáticos (maquetes do parque com os circuitos e as distâncias, informações sobre flora e fauna, nome dos principais atrativos, etc.), que nos dão uma ideia do encontraremos pela frente. 
aproveitamos essa parada para fazermos uma foto oficial do grupo.


Como eu disse antes o circuito escolhido pela equipe da Embarque Cultural para essa viagem, foi o Circuito das Águas, que é uma trilha principal, com grau de dificuldade relativamente baixo, a caminhada dura em média 3 horas, e onde encontramos as mais belas cachoeiras do Parque. Além de penhascos, rochas, paredões, cavidades naturais, orquídeas, bromélias, cactus e líquens.





Principais atrativos encontrados no Circuito das Águas:


Lago dos Espelhos: é tão lindo esse lugar, que mesmo com o frio que faz na Serra, algumas pessoas não resistem aos seus encantos e se aventuram a nadar em suas águas.




Lago das Miragens: Esse lago traz uma lenda bem legal sobre dois jovens índios, a índia era filha do cacique da tribo Aracy,(tribo que vivia em  Ibitipoca até meados do século XVII), e o jovem rapaz era um pobre guerreiro. Enfim, a filha do cacique já estava prometida a um escolhido pelo próprio cacique, acontece, que ela amava o pobre guerreiro. Como o amor dos dois era impossível, eles decidiram subir no alto do penhasco  e pular juntos no lago para que suas almas pudessem viver juntas na eternidade.
Os guias do parque contam, que quem tiver o coração puro ao olhar desse ponto do penhasco, lá para baixo onde está o lago, consegue ver o casal nadando no lago, cmoo se fosse uma miragem. Daí o nome, lago das Miragens.
Infelizmente eu não vi (acho que meu coração não é tão puro né? rsrsrs...., mas tirei uma foto exatamente do ponto do penhasco do qual os índios pularam para que vocês tivessem a oportunidade de tentar vê-los e pudessem me dizer onde eles estão por favor.rs... E aí, viram alguma coisa?



Parada para descanso, aproveitamos para mais um click.



Ponte de Pedra: O arco dessa formação rochosa tem cerca de 40metros de altura, imaginem que isso foi fruto do intemperismo hídrico há  milhares de anos atrás.



Eu e Bia, o melhor da viagem foi o número de novos amigos que fizemos, a Bia foi uma, um amor de pessoa, junto com Eva, Nayran, e Léo.


Eu já contei para vocês que além de estudante de psicologia e amante da Culinária eu também sou geógrafa? Não???? Ah, então também não contei que o meu marido Felipe foi meu professor de Geologia na faculdade? Pois é meus amigos, gostei tanto da matéria e do professor que acabei casando com ele. Viram só, por isso que estou tão metida falando das formações geológicas e biogeográficas de Ibitipoca. Quem casa com o professor tem que ser aluna nota 10, não é mesmo? rsrsrs....



Cachoeira dos Macacos: Mas um lugar onde um mergulho é quase que irresistível. 


Aproveitamos esse local para mais uma foto do grupo.





Bom gente, confesso que nesta altura eu já estava bem cansada, não sei se estou fora de forma, mas no final já estava pedindo forças do além para terminar o circuito, eis que no final da trilha eu vejo essa miragem, a imagem do restaurante do Parque bem na minha frente, e segundo contam, só consegue ver aquele que tem o estômago puro. Opa!!! Esse funcionou, pois eu vi, entrei, me servi, e comi muito bem.


Deem só uma olhada no pratinho da criança.
Vamos a anotomia do meu prato.
Arroz, feijão, farofa de queijo com cenoura (uma delícia), carne de porco, macarrão, jiló, ovinhos de codorna, e saladinha de batata baroa. Jesus!!!! Não adiantou nada tanto exercício!!!! Ai gente, não importa, o importante é ser feliz, e que saber, estava tão bom, mais tão bom, que ainda teve um segundo tempo.





Depois de um breve descanso do almoço, seguimos para a portaria para pegarmos o nosso ônibus, eis que uma chuvinha, apareceu para abençoar nosso dia, só umas gotinhas para lavar a alma e deixar a paisagem ainda mais bonita.


 Olha o que encontrei, uma hortência, sozinha e linda, não resisti, amo de paixão essa flor azul. Meu sonho era ter uma em casa, mas como eu moro em uma cidade muito quente, elas nunca sobrevivem. Uma pena!




Gente me despeço deste post de hoje, mas aguardem que tem muito mais tá.
Beijos e até a próxima.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Artesanatos de Ibitipoca

Olá!
Hoje que mostrar aqui, um pouco dos trabalhos artesanais que são confeccionados em Ibitipoca, lugar que abriga grandes artesãos.
Infelizmente só tivemos tempo para conhecer as lojas e os ateliês, no domingo, dia de vir embora, então ficou um pouco corrido para fotografar e conversar com os artistas.
Por sorte, a Pousada em que estávamos hospedados era uma verdadeira vitrine de artesanatos locais, o que me ajudou no registro das fotos, e o mais legal, é que na pousada,os objetos já estavam combinados na decoração, o que deixou um efeito ainda mais bonito.




Tecido

Enfeites de pisca -pisca


 Almofada de gatinho 



Papier Mache


Bailarina


Balãozinho


Luminária 



Esculturas em Madeira 






Pinturas





Decoração do refeitório 



Decoração da Recepção



Esculturas em Madeira


Galinhas de montão, nem preciso dizer que trouxe mais algumas para a mina coleção né? 

















Eu com a Paulinha, dona da Pousada Canela de Ema, onde nos hospedamos. Parabéns pelo capricho e carinho com que você cuida do seu empreendimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...